segunda-feira, 16 de maio de 2011

Medalhão de filé com crosta de panko e redução de aceto balsâmico


Posso? Só mais uma receitinha com filé mignon... :)
Sei que estou variando pouco as carnes, mas, como falei aqui, quando compro filé mignon compro a peça inteira, então acabo testando várias receitas. Essa fiz já tem um tempinho, na verdade. As fotos ficaram meio esquecidas no meu picasa, mas agora foram lembradas. O que tem de diferente aqui é a redução de aceto balsâmico e a crosta do filé. É diferente mas não é difícil. Fiz assim:

Carne
Ingredientes:
2 medalhões de filé mignon
Sal
Pimenta do reino
3 colheres sopa óleo ou azeite

Como fazer: Tempere os medalhões com sal e pimenta. Aqueça a óleo em uma frigideira anti aderente (usei de ferro) e grelhe os filés. Essa etapa é apenas para selar a carne, ou seja, cozinhar apenas superficialmente para formar uma capinha em volta e impedir que a carne resseque depois. O cozimento será finalizado no forno. Depois de selada, retire da frigideira e monte a crosta.

Crosta de panko com pimenta rosa
Ingredientes:
3 colheres de sopa de panko (Não sabe o que é panko?? Explicação aqui)
1 colher sopa de pimenta rosa (quebrada no pilão)

Como fazer: misture o panko com a pimenta*. Cubra os filés, apertando um pouco a crosta na carne. Leve ao forno por 15 minutos. Pronto. Sirva com redução de aceto balsâmico.

Redução de aceto balsâmico:

Como fazer: coloque cerca de 300 ml de aceto em uma panela, com fogo baixo. Deixe reduzindo até atingir a consistência de caramelo. Depois de frio ele ainda endurece um pouco, então cuide para desligar a panela enquanto o aceto estiver na consistência de caramelo mole. Espere esfriar e coloque em um saquinho plástico. Faça um pequeno furo em uma das pontas do saquinho, pra fazer tipo um bico de confeiteiro. Decore o prato a gosto. Eu fiz uma "estrela" no prato. Não deu pra ver na foto, mas foi isso mesmo. Dentro da estrela coloquei o filé e a massa, feita com azeite e alecrim, apenas.


* Vocês notaram que a pimenta rosa deu uma leve tostada, né? Então, talvez seja melhor colocar a pimenta depois. Acho que quando estiver faltando uns 5 minutos para o final do tempo de cozimento está bom. Dessa forma o panko fica dourado mas a pimenta não queima. Fica a dica pra quem for testar a receita!

2 comentários:

  1. Heide, que prato caprichado! Nunca experimentei Panko, mas deve ser uma deliciosa cobertura para esse medalhão!! Ainda mais acompanhado de uma massinha!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata! Deu um gosto muito especial ao filé mesmo! E essa massa, super rápida e foi muito bem com a carne!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_