Domingo passado foi dia de "enfiar o pé na jaca"! Comi tanta coisa gostosa!!! Depois da semana de trabalho, academia (nem tanto,nem tanto...) e correria nas refeições, eu adoro curtir um almoço demorado de domingo, com direito à sobremesa e a café da tarde.
Na verdade, nem avacalhei tanto assim. Costumo comer de tudo, mas procuro manerar nas porções e evito repetir. Quando era criança e queria comer alguma besteira (tipo bolacha, sorvete, salgadinho... essas "delícias"), minha mãe sempre dizia que não devíamos comer tudo de uma vez, porque, caso contrário, no outro dia teríamos que "olhar para o céu". Coisas de mãe, hehe, mas que me ajudaram a formar hábitos alimentares saudáveis.
A regra, portanto, continua valendo. Como diriam as nutricionistas de plantão (pelo menos as menos radicais): o importante é comer de tudo, com moderação :p
Por isso não penso duas vezes antes de fazer um prato gostoso no fim de semana. Nesse domingo tivemos risoto de camarão com mascarpone e sorvete de macadâmia, que já postei aqui.
Essa foto foi tirada com a máquina profissional da nossa visita, que provou a aprovou o prato!
Quero uma máquina dessa também! :)
Risoto de camarão com mascarpone
Ingredientes:
500 g de camarão com casca
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola bem, bem, bem picadinha
1 colher sopa cheia de manteiga
2 xícara de arroz arbóreo
1 taça de vinho branco seco
2 litros de caldo de camarão*
1/2 xícara de queijo parmesão ralado.
+ 1 colher sopa de manteiga
500 g de camarão com casca
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola bem, bem, bem picadinha
1 colher sopa cheia de manteiga
2 xícara de arroz arbóreo
1 taça de vinho branco seco
2 litros de caldo de camarão*
1/2 xícara de queijo parmesão ralado.
+ 1 colher sopa de manteiga
1/2 xícara de mascarpone
Sal e pimenta branca (sempre moída na hora) a gosto
Sal e pimenta branca (sempre moída na hora) a gosto
Como fazer:
Camarões: Descasque os camarões. Não descarte as cascas, Elas serão usadas para fazer o caldo. Aqueça em uma frigideira 1 colher de sopa de azeite. Coloque uma porção dos camarões. Salpique sal e frite os camarões por 1 minuto de cada lado. faça assim com todos eles, acrescentando azeite, se preciso. Não coloque todas os camarões de uma só vez. A fritura precisa ser muito rápida. Quando se colocam muitos camarões juntos, eles podem soltar água na frigideira e o camarão irá cozinhar, ao invez de fritar. Esse processo deve ser muito rápido para não endurecer os camarões. Reserve os camarões fritos.
* Caldo de camarões: Limpe as cascas de camarão em água corrente. Refogue as cascas com 2 cebolas, 4 dentes de alho, 1 talo de alho poró, 2 cenoras picadas grosseiramente cenoura e 3 talos de salsãos. refogue rapidamente e, em seguida, adicione água até cobrir os ingredientes. Depois que levantar fervura, deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. utilize o caldo quente para preparar o risoto.
Risoto: Doure a cebola com 1 colher de sopa de manteiga. Deixe refogar até a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz e misture bem. Depois, acrescente o vinho branco e deixe alguns segundo, até o álcool evaporar. Vá acrescentando, aos poucos, o caldo de camarão, que deve estar quente (coloque numa panela, com fogo bem baixo). De concha em concha, o arroz vai cozinhando. Acerte o sal e a pimenta. Quando estiver al dente, acrescente o queijo, mais 1 colher sopa de manteiga e o mascarpone e mexa bem. Adicione os camarões fritos. Misture tudo muito bem, feche a panela e espere 3 minutinhos para servir.
Boa quarta-feira!
Beijos,
Heide
O primeiro comentário desse post será o seu!
Postar um comentário