sábado, 3 de março de 2012

Rosbife com vinagrete

Vocês já devem ter reparado que por aqui não aparecem muitas receitas com carne vermelha. Não que eu não goste, mas com certeza carne vermelha não se encaixa nos meus pratos preferidos. Gosto mais dos doces, das massas, dos pães (apesar de tb quase não fazer)... Fim de semana passado, porém, abri uma exceção e resolvi preparar algo diferente. Um prato que nunca tinha feito: rosbife. 

Mãos à obra. Procurei receitas pela net, peguei uma dica aqui e outra ali, adaptei os ingedientes que tinha, adicionei outros que, ao meu ver, iriam combinar entre si e pronto. Não é que deu certo?

Comprei uma peça de filé mignon, já limpa. Temperei com sal e pimenta do reino moída na hora, amarrei a peça com um barbante e selei a carne na panela.

Passo 1) Coloque 2 colheres de sopa de azeite em uma panela com fundo grosso. Deixe esquentar bem. Coloque a peça no azeite quente e doure por todos os lados. Utilize uma pinça para virar a carne. O importante é não furá-la com garfos ou espetos, para que ela não perca a umidade natural.

Vou ser honesta: selar a carne faz uma sujeira considerável na cozinha. Prepare-se! :)

Passo 2) Depois de selar bem a carne, cubra a peça com papel alumínio ou papel manteiga e leve para o forno. Acho que essa é a parte mais difícil: acertar o ponto da carne. Como isso vai depender do tamanho da peça (a minha tinha 600g), da temperatura do forno e do tanto que ela já cozinhou na panela, sugiro a utilização de um termômetro culinário. No meu caso, a peça ficou no forno, a 200ºC, por 25 minutos. Mas me baseei pela temperatura do interior da peça, que deveria chegar a 60ºC.  Depois de 20 minutos no forno, tirei a peça, espetei o termômetro e vi que ainda precisava ficar mais um pouquinho. Depois de 5 minutos a mais, tirei, medi a temperatura novamente e vi que estava pronta. Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas.

Passo 3) Prepare o vinagrete a gosto. Usei 1 pimentão verde, 1 vermelho e 1 amarelo, 2 cebolas (1 roxa e uma branca), vinagre, azeite de oliva, sal, pimenta do reino e orégano. Aqui seu gosto é que manda.

Passo 4) Depois das 2 horas na geladeira, retire o papel alumínio, e corte a peça em fatias finas. Se você preferir, deixe mais tempo gelando. Quanto mais geladinho, mais firme a carne ficará e mais fácil para cortar. Sirva com o molho de vinagrete e torradas. Como servi no almoço, o acompanhamento foi um gratinado de alho poró com queijo mascarpone. Que por sinal ficou uma delícia! Essa receita ficará para o próximo post!

Bom fim de semana!
Beijos,
Heide


O primeiro comentário desse post será o seu!

Postar um comentário

_+_+_+_+_