domingo, 10 de abril de 2011

Camarão com molho de espumante



E lá se foi mais um fim de semana... o meu foi muito, muito bom, e o de vcs?
Assisti filme, fiz jantinha, fui à feira, fui ver umas coisas novas pra minha casa, enfim, perfeito!

Desde criança assito programas de culinária. Costumáva passar tardes e tardes assistindo receitas do Note e Anote. :) Ninguém gostava lá em casa, mas assitia mesmo assim. Hoje os programas estão bem mais "profissionais" e já contam com chefes renomados, tipo Claude Troigros que apresenta o Que Marravilha, no GNT. Foi no programa de quinta que assiti a receita de lagosta com molho de champagne. Hummmm, parecia bom. Além disso, o participante recebeu a nota máxima, e ganhou o prêmio da temporada. Me animei a testar!

A receita original está aqui! Fiz umas adaptações, a começar pela substituição da lagosta: usei camarão. Também não tinha champagne rosado, então usei um espumante moscatel que tinha em casa. Essa foi radical, heheh! Apesar da doçura do espumante, o molho ficou bom. Ah, e também mudei o acompanhamento. A receita pedia um refogado de alcachofras, aspargos e cogumelos paris, mas fui mais modesta: servi com macarrão!
Ficou bom, mas da próxima vez acho que vale comprar um espumante brut mesmo. Pode não ser champagne. Um bom espumante dá conta do recado!

Ingredientes (para 4 pessoas)
- Camarão
800 g de camarão com casca (Não jogue as cascas fora! Elas serão usadas no preparo do molho)
4 colheres sopa azeite
Sal e pimenta a gosto

- Molho
2 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de alho picado
1 cenoura picada
1 talo de salsão picado
1 colher de sopa de azeite
400ml de espumante (sugiro usar o brut)
400ml de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
2 colheres chá de roux* (na receita original não vai)

Modo de preparo:
Camarão: descasque os camarões e reserve as cascas. Tempere-os com sal e pimenta moída e frite rapidamente em uma frigideira, com pouco azeite. Frite um pouco de cada vez, para evitar que se forme água no momento da fritura. Uma colher de sopa de azeite por porção é suficiente.

Molho: refogue o alho, cebola, salsão e cenoura picados. Após, acrescente as cascas de camarão. Mexa e deixe as cascas soltarem líquido por algum tempo. Em seguida coloque o espumante e mexa. Deixe ferver por cerca de 25 minutos. Jogue o creme de leite na panela e deixe ferver por mais 5 minutos. Acerte o sal e a pimenta. Peneire o molho e volte a colocá-lo na panela para esquentar. Nessa hora, você deve acrescentr o roux, até atingir a consistência desejada. Ao colocar o roux você deve mexer o molho com a ajuda de um fouet.

* Receita do roux:
Já falei várias vezes do roux, mas ainda não expliquei como faz. Nada mais é do que trigo refogado na manteiga. Essa mistura é usada para engrossar molhos, principalmente. Como o trigo já está cozido (pois ficou refogando na manteiga), não deixa gosto residual no molho. Engrossa levemente e não empelota! Você pode fazer uma quantidade maior e deixar guardado na geladeira.


Ingredientes:
70 g de mateiga
100 g de farinha de trigo
Modo de fazer: derreta a manteiga e acrescente o trigo. Deixe refogando em fogo baixo até o trigo "torrar" e a mistura ficar em tom dourado. Guarde em recipiente fechado.


Eu servi com macarrão. Para montagem do prato eu coloquei o macarrão no centro, os camarões refogados por cima e, por último, o molho.

Boa semana! Beijos!

4 comentários:

  1. Hummm Heide!! Ta de dar agua na boca!!!!!!!!!!!!!!

    Delicia!!

    Boa semana pra voce! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Heide, camarão é tudo de bom mesmo! Teu prato ficou lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Você podia fornecer uma "quentinha" desse tipo aqui no tribunal!!!! rsrsrsrssss
    Bjs, Pat A.

    ResponderExcluir
  4. Heide!!!! Bota receitinha nova!!!!! Tô a semana toda babando nesse camarão...kkkk
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_