domingo, 3 de abril de 2011

Robalo com molho de laranja


Esse fim de semana recebemos visita aqui em casa! Adoro quando alguém de SC vem pra cá. Sempre fazemos passeios bem turísticos, e sempre temos a oportunidade de ver algo novo. Dessa vez foi a troca de guarda do Palácio da Alvorada! Muito legal!
Enfim, quem veio dessa vez foi minha sogrinha querida, a Rosa. Não tive muito tempo de cozinhar... na verdade quem cozinhou bastante foi ela. O Markus queria comer comidinha da mamãe, então pediu cachorro quente e torta de bolacha. Créditos todos dela! Ficou tudo muito gostoso. O mínimo que podia oferecer pra ela era um almoço gostoso. Pois bem, escolhemos fazer peixe. Ainda tinha uns pedaços congelados, o mesmo peixe feito aqui.
A ideia era fazer robalo com molho de laranja e "alguma coisa" de manjericão, sem nome definido. Essa parte ficou a cargo do Markus.
Não sei quanto a vocês, mas eu tenho dias que penso: "Não devia ter começado a cozinhar!" Tenho a impressão de que nada vai dar certo, que o tempero não tá bom, que não vai dar ponto, que vai queimar, sei lá! Hoje o almoço começou assim, mas que bom que não foi com esse pensamento que terminou.

Vamos ao começo, com as falhas:
1) Peixe: tirei do congelador ontem a noite, e deixei na geladeira. Hoje ao meio dia, na hora de temperar (só com sal e pimeita do reino moída na hora) para grelhar, adivinha? Estava congelado ainda. Tentei descongelar no microondas, coisa que não gosto de fazer, mas foi a jeito (1ª falha). Depois, na hora de fritar, não sei pq achei que não fosse grudar. Fiz em uma frigideira de ferro, sem empanar nem nada, e grudou tudo. Formou uma casquinha crocante, mas que não ficou tostadinha no peixe, mas sim, grudada na frigideira! (2ª falha)
2) Molho de laranja: Fiz o molho com já tinha feito em outras vezes. Primeiro, reduzi o suco coado (4 laranjas). Depois de bem reduzido, acrescentei creme de leite fresco, e temperei com sal e pimenta. Engrossei um pouquinho com roux. Resultado: molho amargo. Mas que coisa, amargo??? Sim. Uma das laranjas estava amarga... não sei, acho que o bagaço amargou o suco. Só provei depois de reduzido. Não tinha mais laranja nem tempo de reduzir outro suco. (3ª falha)
3) Arroz: vocês podem pensar: "Até o arroz?" Sim, consegui esquecer de colocar sal. (4ª falha)
4) Molhinho de manjericão: esse ficou a cargo do Markus. Ele queria fazer, na verdade, um creminho de manjericão, tipo uma pasta pra colocar por cima do peixe, mas não sabia como. Dei a ideia de fazer um azeite apenas. Achei que iria ficar bonito. Primeiro ele branqueou as folhas (colocou na água fervente por alguns segundos e, em seguida, na água com gelo). Secou bem as folhas e bateu no liquidificador com azeite. Ele já não gostou do resultado logo depois do branqueamento, achando que que as folhas tinham ficado tão pretas quanto ficariam caso não houvessem sido branqueadas. (5ª falha)



Vamos ao fim, com os acertos:
1) Peixe: o descongelamento no microondas deu certo: descongelou sem cozinhar. Depois de grelhá-los na frigideira, terminei o cozimento no forno e as casquinhas que tinham ficado grudadas na frigideira eu raspei e coloquei por cima do peixe, no forno. Deu certo!
2) Molho de laranja: coloquei um pouco mais de creme de leite, deixei engrossar um pouco mais e pronto. Junto com o peixe, arroz e molho de majericão ficou simplesmente divino. O melhor do prato, na minha opinião!
3) Arroz: depois de cozido polvilhei um salzinho, mexi com o garfo e deu. Esse foi o que menos deu certo, mas ok, deu pra comer!
4) Molhinho de manjericão: olhem as fotos e vejam a cor do azeite! Perfeito! Apenas onde as folhas moídas ficam concentradas, a cor é mais escura. Mas o azeite ficou da cor verde brilhante. Ótimo!

Que saga, hein? Mas no fim deu tudo certo, e todos comeram tudo, elogiando o prato! Esse post foi longo, mas serve pra mostrar que sempre (ou pelo menos quase sempre) é possível dar um jeitinho na preparação que você acha que vai desandar.

Ah, mais uma coisinha! Desculpem pelas fotos. Na verdade, como não estava botando fé no prato até a hora de provar, as fotos não ficaram boas, pq todos os pedaços de peixe (meu, da Rosa e do Markus) já tinham sido beliscados :) Além disso, estava com tanta fome e o peixe estava tão gostoso que fui logo devorando tudo! Delícia!



Beijos e bom início de semana!!!

2 comentários:

  1. Oi Heide!
    Achei que ficou com cara de delicioso!
    Li num blog que quando vocês esquecer de colocar sal no arroz, é só misturar o sal com um pouco de água fervendo e jogar por cima do arroz. Aí você cozinha mais um pouco, só pra secar essa água. Eu já fiz (por coincidência, no dia seguinte que li a dica... acho que tava querendo testar e esqueci de propósito....kkkkk) e fica bom, o arroz não fica grudado nem nada por ser "recozido"
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica, Grazi! Na próxima vez tento desse jeito!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_