quarta-feira, 6 de abril de 2011

Torta folhada de frango

Esse fim de semana fiz um cafezinho aqui em casa, pra Rosa (minha sogra), Wady e Elizangela (amigos queridos de Brasília). Coisinha simples: a Rosa fez sua torta de bolacha clássica (que estava uma delícia, por sinal) e eu fiz um pastelão de frango e palmito com massa folhada.
 
Agora são 00:08, e acabo de ler um email da Elizangela pedindo a receita do pastelão. Como não atender o pedido de imediato???? Com muuuito prazer! É pra já! :)


Desculpa a foto, mas foi a única que tirei!

Fiz assim:

Ingredientes:
1 peito de frango com osso
1 cenoura
1 talo de alho poró picado
1 cebola
1 colher sopa azeite
+ 1 cebola picada
1 tomate grande

3 pedaços de palmito em conserva
Molho de pimenta a gosto
Mostarda a gosto (a que tiver na geladeira) - usei uma de violeta (1/4 c. chá), mas pode ser qualquer outra

2 colheres sopa de cream cheese
1 colher sobremesa rasa de trigo
100 ml de leite
Salsinha
300 g de massa folhada (usei Arosa)

Modo de fazer: Cozinhe o frango em água junto com a cenoura, o alho poró e a cebola. Assim que o frango estiver bem cozido, retire e desfie. Em uma panela, refogue + 1 cebola com o azeite. Adicione o tomate picado e, em seguida, o frango desfiado. Nessa hora, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar bem. Vá colocando, aos poucos, o caldo do cozimento do frango, para o recheio pegar bem o gosto de todos os temperos. Assim que o frango estiver bem desfiado, adicione o plamito picado e o cream cheese. Não deixe ficar muito seco, mas tb não muito úmido, pq como vai ser usada massa folhada, o recheio não pode ter muito "molho". Faça uma misturinha com o leite e o trigo em um copo e acrescente essa mistura ao frango, que ainda deve estar refogando. Deixe refogar bem para cozinhar a farinha. Essa misturinha de trigo e leite vai engrossar o restinho de molho que o recheio ainda vai ter. Por último acrescente salsinha picada. Deixe esfriar para montar a torta!

Montagem da torta: Siga as instruções da embalagem para o descongelamento. Em seguida, separe uma forma própria para forno. Abra a massa e "forre" o fundo - não precisa untar! Essa quantidade de massa não foi suficiente para cobrir a torta. Com o que sobrou de massa depois que forrei a forma, eu fiz tirinhas e coloquei em forma de xadrez por cima. Pincele um ovo batido e leve ao forno a 200ºC, por 40 minutos, ao até ficar douradinho!

Bom apetite!!!!!!

4 comentários:

  1. Heide, que torta linda a tua! E esse recheio, super cremoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Heide, fizemos a torta aqui em casa e adoramos o resultado, hummm...ficou deliciosa. Estou começando a ficar emplogada em cozinhar.
    Isso graças as receitas postadas aqui, já estou até pensando em fazer comidinhas mais requintadas, parabéns pela iniciativa da criação deste blog.
    bjs!
    Elizangela

    ResponderExcluir
  3. Eeee!!! Minhas receitas sendo testadas! Fico bem feliz! É isso aí, cozinhar é uma delícia! Um dia desses quero provar um quitute feito por ti, Elizangela ;)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  4. Pois é Renata, esse recheio fica bem cremosinho mesmo. Esse toque final com o trigo faz toda diferença!
    Obrigada pelos recadinhos carinhosos!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_