quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cuca alemã


Sabe aquelas receitas de oma, de mãe, de tia que a gente tenta fazer igualzinho mas que nunca fica realmente igual? Aquelas receitas que pedem 2 xícaras de trigo, mas a oma, a mãe, a tia sempre dizem: a receita pede 2 xícaras, mas coloca um pouco menos, ou coloca mais um "punhadinho" de açúcar, ou ainda se o ovo for pequeno, coloca mais manteiga, e assim vai. Sabe como é? Esse olhar de saber exatamente o que tem de mais e o que tem de menos, só tem quem fez a receita centenas de vezes. Eu tenho dificuldade com algumas: uma delas é a cuca.


Cuca é um pão (sim, um pão, não é um bolo, não!! A cuca verdadeira usa fermento biológico na massa) doce, de massa mole quando crua, que é assado com alguma cobertura. A massa do pão é espalhada na forma até ficar bem fina e assada já com a cobertura. É um pão típico da culinária alemã. Minha oma fazia de vários sabores, mas meus preferidos eram a de farofa e a de farofa com banana. Pra mim, essa última é a melhor de todas!! Mas há uma infinidade de sabores possíveis e gostosos: de nata, de "queijinho" (queijo branco com nata), de frutas variadas com ou sem farofa (carambola, maçã, morango, figo), amendoim, nozes, coco e por aí vai! 

Há uns anos, peguei a receita da minha oma. Ela me passou direitinho... tentei fazer, mas não deu certo. Tentei de novo, não deu. Acho que o ovo era pequeno, ou a xícara grande, não sei, heheheh!!
Depois de anos, resolvi tentar de novo. Já não tinha mais aquela receita. Procurando pela internet achei essa aqui.  Me pareceu "legítima" :) No fim das contas, acebei fazendo algumas alterações, mas ainda assim não cheguei à cuca da minha oma, lembrança da minha infância. Que saudade! Vamos olhar pelo lado bom: o Markus adorou! E olha que ele nem gosta de cuca :)


Cuca de farofa (Tirada daqui, com adaptações)

Ingredientes da massa:
1 colher(es) de chá de fermento biológico
3/4 xícara(s) de chá de água
10 colher(es) de sopa de açúcar - colocaria menos, talvez 4. Lembro que a massa da cuca da minha oma quase não era doce. A farofa é que dava a doçura pro pão.
1 ovo
3 colher(es) de sopa de manteiga
2 xícara(s) + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal

Farofa
1 xícara(s) de chá de farinha de trigo
1 xícara(s) de chá de açúcar
100 g colher(es) de sopa de manteiga gelada
canela a gosto

Como fazer:
Comece preparando a massa: na tigela da batedeira, coloque a farinha. Depois, junte o açúcar, a manteiga, o ovo, fermento biológico, água e uma pitada de sal.
Leve tudo à batedeira e bata bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. A consistência deve ser mole, desgrudando dos dedos.
Desligue a batedeira e deixe a massa descansar, coberta por um pano, por uma hora. Unte uma forma com manteiga e despeje a massa na forma. Em seguida, cubra a cuca com a farofa, sem esquecer de todos os cantinhos. Deixe descansar por mais 30 minutos.
Leve para assar por cerca de 40 minutos, em forno pré-aquecido a 180º C. Retire a cuca do forno, deixe esfriar sobre uma grade e sirva a seguir.

Farofa
Numa bacia, misture os ingredientes secos. Depois, junte a manteiga e a canela.
Misture bem com as mãos e amasse bem, usando as pontas dos dedos, até virar uma farofa úmida e bem soltinha. Se preferir, pode usar processador pra fazer a farofa. Facilita, e muito, a vida!

2 comentários:

_+_+_+_+_