quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sorvete de Gianduia

Com minha sorveteira 100% funcionando, é hora de testar algumas receitas. Ainda não tenho um livro específico de sorvetes, por isso esse primeiros estou pegando de outros blogs. Ainda quero testar uns sabores mais exóticos, pra trazer novidades pra Cozinha de HG. Mas, por enquanto, vou começar com sorvetes mais clássicos, sem grandes inovações. Não por isso menos deliciosos. A receita de hoje é de gianduia (ô palavra difícil de falar). Eu sou suspeita pra falar porque eu adoro sorvetes de castanhas e afins: amendoim, pistache, avelã, nozes... huuummmm!!!


Gianduja é o termo para a mistura de 70% de chocolate e 30% de creme de avelã. A princípio, usada pelos piemonteses como alimento energético, passou depois para guloseima na forma de bombom com inúmeras variações. Apesar de seu grande valor culinário, há quem diga que a mistura é uma grande enganação já que o sabor do chocolate anula o do avelã.

Realmente, na primeira colherada, não senti um gosto pronunciado de avelã. Mas depois mudei de ideia. É um gosto suave, meio misturado ao aroma. Perfeito! Nota 10 pro sorvete!

SORVETE DE GIANDUIA (Adaptado daqui!)
Rendimento: 1 litro, aproximadamente

Ingredientes:
 
1 xic. avelãs inteiras (uns 110g) 
3 xic. leite semidesnatado
1/4 xic. creme de leite fresco, ou mais se necessário
60g chocolate amargo
3/4 xic. açúcar cristal 
3 gemas de ovos grandes
1/2 fava de baunilha 
1/4 colh. (chá) sal

Como fazer (Copiei o modo de fazer da Ana Elisa. Está tão bem explicadinho, que acho desperdício não aproveitar esse passo a passo. Todos os créditos pra ela!!):

  1. Toste as avelãs no forno (180ºC) ou numa frigideira larga, até que fiquem aromáticas. Cuidado, pois elas queimam fácil. Esfregue-as dentro de um pano de prato, para retirar aquela casaquinha fina, marrom ou qualquer casca mais dura e solta.
  2. Coloque as avelãs numa panela com o leite e leve ao fogo médio, até que levante fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos, mexendo com uma colher. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 15-20 minutos.
  3. Posicione uma peneira forrada com um pano tipo gaze sobre uma tigela grande. Com cuidado, bata o leite e as avelãs num liquidificador. Despeje a mistura sobre a gaze e, quando não estiver tão quente, enrole a gaze e termine de espremer com as mãos, para retirar a maior quantidade de leite possível. Meça 2 1/2 xic. de leite de avelãs. Se não conseguir essa quantidade, complete com creme de leite ou leite. Eu usei creme de leite porque, como o leite já era semidesnatado, achei que uma gordurinha a mais faria bem para a receita. Você pode usar leite integral, ok? Não usei porque não tinha em casa.
  4. Aqueça o leite de avelãs numa panela, junto com o creme de leite. Quando comeaçar ferver, remova do fogo e junte o açúcar e o chocolate picado. Mexa bem até que fique homogêneo (com um batedor de arame é mais fácil).
  5. Em outra tigela, bata as gemas e o açúcar até que fique pálido mas ainda granuloso. Junte 1/4 da mistura de chocolate às gemas e misture bem. Junte isso de volta ao conteúdo da panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que fique com consistência de milk-shake derretido. Não espere começar a ferver: assim que você vir grandes bufadas de vapor subindo, está pronto.
  6. Passe por uma peneira fina, junte a baunilha e o sal e leve à geladeira, semi-tampado, por 4 horas, ou até que fique bem gelado. Leve à sorveteira e siga as instruções do fabricante.
  7.  
Desculpe pela falta de fotos. Mas como vocês puderam ver, o sorvete já estava derretendo e eu estava muito curiosa pra sentir o sabor!
Ah... não comi as 3 bolas sozinha não! Markus me ajudou!! :)
Beijos,
Heide

    1 comentários:

    1. Heide, que sorvete mais lindo! E gianduia é dos meus sabores preferidos!!! Adorei a foto!

      Beijos!

      ResponderExcluir

    _+_+_+_+_