quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Creme de aspargos frescos

Hum.... sopa. Adoro! Gosto de quase todas: canja, de legumes, do tipo creme, enfim. Comeria sopa todos as dias, mesmo no verão.
A sopa do post de hoje fiz no domingo, depois de muito doce ao longo do dia. Fiz uma jantinha mais leve, pra compensar. Ficou uma delícia! O Markus não gostou muito das pontas dos aspargos, que coloquei pra enfeitar o prato. Eu adorei!


Ingredientes:
2 colheres sopa de azeite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
15 a 20 talos de aspargos frescos (corte a pontinha para usar como decoração)
4 xícaras de caldo de legumes
Pimenta do reino moída na hora e sal

Modo de fazer:
Coloque água para ferver. Assim que começar a ferver, adicione as pontas dos aspargos e deixe por 3 minutos. Retire e coloque em água com gelo, para interromper o cozimento e deixar as pontas bem verdinhas. Eu aproveitei essa água do cozimento para a sopa.

Sopa: Refogue bem a cebola e o alho com o azeite. Acrescente os talos de aspargo, cortados em rodelinhas. Deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione o caldo e deixe ferver por 15 minutos. Acerte o sal e a pimenta.
Transfira a sopa para o liquidificador e bata até ficar bem cremosa. Volte para a panela até ferver. Está pronto! Muitas receitas sugerem colocar creme de leite, mas nem precisou. A sopa ficou muito cremosa e com sabor delicioso. O segredo está na utilização de um bom caldo de legumes! Decore com cebolinhas e sirva com um pão fresquinho com manteiga!



6 comentários:

  1. Eu gosto muito de aspargo! Esse creminho parece delicioso! Acho que também gostaria das pontas de aspargo no meio do prato. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Alena! Seja bem vinda ao blog!
    Já dei uma passada no teu tb... muito lindo! Parabéns pelos textos!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Olá Alena !!
    Primeira vx que passo por aqui e Parabéns pelo BLOG , vou seguir vc !!
    Uso muito ASPARGOS FRESCOS , mas como sopa ainda não fiz , mas pretendo fazer logo !!!
    Gostei muito da sugestão ! por favor me tire uma dúvida ??? o caldo de legumes que vc usou foi somente a água que cozinhou as pontinhas ?? ou vc usou em tablete ???
    Abs !!
    Márcia
    marcialcintra@globo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcia!
    Obrigada pela visita!
    Então, nessa receita eu mesma fiz o caldo de legumes. Dá um pouco mais de trabalho mas o esforço vale a pena! A receita podes pegar no post sobre risoto base. Tá lá, bem explicadinho!!!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite , Alena !!!
    Obrigada vou fazer amanhã !! Rs !" tamb prefiro fazer meu caldo caseiro !!
    Bj !
    Márcia

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_