domingo, 27 de fevereiro de 2011

Manteiga de amendoim caseira - Amendocrem, nunca mais!

A receita de hoje é dedicada a Zilene, mãe da querida Maiara!!! Ela adorou a manteiga de amendoim que eu fiz um dia desses... Táva devendo essa receita faz um bom tempinho! Acho que quando ela provou estava um pouco mais doce do que essa versão que fiz agora... não sei bem. Isso que dá fazer as receitas no olhômetro :)
Bom, a receita é super simples. Depois que você fizer manteiga de amendoim caseira, nunca mais vai querer comprar Amendocrem :)


Basta torrar 500 g de amendoim, descascar (essa parte é a mais demorada), e colocar no processador. Já tentei fazer no liquidificador. Assim, pra quem não tem processador, é uma alternativa. Mas, se for usar liquidificador, use um pouco de amendoim de cada vez, pq o pobre eletrodoméstico não é tão potente. Quando fiz usando liquidificador, começo a dar um cheiro de queimado... esquentou tanto que chegou a soltar uns pedaços de cola do motor, então, fique atento!
No processador bata 250 g de cada vez, até virar um creme. Vá com fé... uma hora vira pasta. Coloquei 1 colher de sopa de mel (em cada 250 g), mas, a maioria das receitas que vejo por aí, nem colocam. Fica a critério de quem for fazer. Se preferir mais doce, pode até colocar açúcar. Gosto dela assim, bem pouco doce, com gosto do amendoim bem pronunciado. Fica com uma consistência que eu adoro... meio grudando no céu da boca.



Tentei demonstrar, pelas fotos, a consistência que fica. Consegui?

11 comentários:

  1. ÊêÊê!!! Obrigada, Hgzitz! Vc não sabe como essa receita estava sendo aguardada aqui em casa! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Heide, adoreeeeeeeeeeei! Obrigada. É claro que vou fazer logo logo e te conto o resultado. Grande beijo. Sempre leio o seu blog. Continue assim!

    ResponderExcluir
  3. legal, mais sinto tanta falta do bendito amendocrem. acho que é coisa de infancia, mais a sua receita é 10. vou fazer agora msm.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos! Sabe que também sentia falta... mas quando comprei Amndocrem da última vez percebi que o gosto já não é mais o mesmo de quando era criança. Por isso resolvi fazer em casa. Fica muito mais gostoso!!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  5. puxa, a muito tempo atraz, fiz uma receita de amendocrem,eu adoro... e eu usava gordura vegetal e desse jeito é maravilhoso. parabens... Penelope

    ResponderExcluir
  6. Oi Penelope!
    Essa receita é uma delícia mesmo! Faça que você não vai se arrepender!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  7. A potência do meu processador é 500W, Rafael!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Heide.

    Gostei muito da sua receita. Te tentei fazer com um mini-processador, porém não vira esta pasta de jeito nenhum. Qual a marca do seu processador?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Olá !!

    Eu fiz a receita no sabor achei maravilhoso, mas ficou meio marrento na boca... É normal??

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_