domingo, 6 de fevereiro de 2011

Massa com alho poró e alho negro

Na sexta feira fui conhecer o mercado La Palma, aqui de Brasília. Foi indicação da Stefânia, ou seja, não podia ser coisa ruim. Estava curiosa pra conhecer, afinal, segundo a Stefânia, lá é o lugar pra comprar ingredientes diferentes, que não achamos em qualquer mercado. Fomos, eu e o Markus, depois do trabalho.
Adorei! Várias coisinhas diferentes e tudo da melhor qualidade: frutas, verduras, queijos, nozes (pecã, que aqui ainda não tinha visto pra vender, e no sul é a mais comum. É a melhor, na minha opinião!), massas, temperos, enfim, uma infinidade de sabores!

Estávamos pagando a conta quando o Markus viu um panfleto, falando sobre o alho negro. Pegamos um potinho com duas cabeças e começamos a pensar numa receita para usá-lo. Olha só como é lindo e diferente:




Ontem foi dia de jantar aqui em casa e aproveitamos para testar o ingrediente. Fizemos um penne, receita adaptada daqui. Colocamos o alho descascado na massa, depois de pronta, e fechamos a tampa da panela, para que o sabor dominasse o prato e, para depois de abrir, o perfume fosse sentido pelos convidados. Ficou uma delícia! O alho tem sabor adocicado e é muito macio. Difícil dizer que é alho, sem sabor do que se trata. Ingrediente aprovado!



Servi a massa com medalhão de filé com um molho de vinho. Vai ficar difícil passar a receita do molho pq foi tudo meio de olho: fiz um caldo de carne bem concentrado, coloquei vinho, deixei reduzir, acertei o sal e a pimenta e engrossei com roux (farei um post explicando como fazer). Achei que ficou salgado... coloquei mais caldo, um pouco de creme de leite. No fim deu muito certo e combinou perfeitamente com o acompanhamento.


Ingredientes da massa:
500 gr de penne
1 colher sopa de azeite
2 cebolas pequenas
2 talos de alho poró
300 gr de creme de leite fresco
2 cabeças de alho negro
Tomate cereja
Sal e pimenta do reino

Modo de fazer:
Coloque a massa para cozinhar e siga as instruções da embalagem. Derreta a manteiga, refogue a cebola e o alho poró até ficarem transparentes. Adicione o creme de leite e acerto o sal e a pimenta. Deixe ferver por 2 minutos. Quando a massa estiver no ponto, misture ao molho de alho poró e coloque os tomates e o alho negro. Tampe a panela. Espere cerca de 3 minutos e sirva. O


Obs: Hoje ao meio dia fizemos um teste: fritamos o alho em uma frigideira, com pouco óleo, com a intenção de fazer lascas crocantes para salpicar por cima do macarrão. Não deu certo. O alho ficou com gosto amargo e a consistência mudou: a açúcar do alho caramelizou e ficou grudando no dente.



Curiosidade sobre o alho negro: O alho negro é um alho normal, que passou por um processo de fermentação e envelhecimento de cerca de 25 dias (tempo no qual os açúcares e aminoácidos se unem, produzindo uma substância chamada melanoidina, responsável pela coloração) e tornou-se macio, adocicado e escuro. Além de ser supersaudável, ele tem sabor suave, com toques doces de tâmara e ameixa, fundo defumado e consistência deliciosamente pastosa.
Quem produz
Como se produz

E você, tem alguma receita para sugerir utilizando alho negro?


Essa orquídea ganhei de presente dos nossos queridos convidados: Elizangela, Wady e Júlia. Linda, não?

7 comentários:

  1. Jantar nota, Dez!!! Assim como esse casal de primos queridos!!
    Parabéns pelo blog, está simplesmente lindo e com dicas fantásticas.
    Tem futuro!!! :)
    Beijos,
    Eli, Wady e Júlia.

    ResponderExcluir
  2. o quê? alho negro?? vivendo e aprendendo! Adorei! Bjs. Tricia

    ResponderExcluir
  3. Meu deus dona Heide! que site mais legal, adorei, as receitas super diferentes, as fotos mto bem tiradas me deixando o tempo td com água na boca! hmmmm as coisas que vc escreve também, mto bom os comentários e as dicas! gostei de ver q tais bem :)
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Shana, nossa, quanto tempo!!
    Como tais?
    Obrigada pelo comentário! Fiquei bem feliz ao ler!
    Mas não pode ficar só com água na boca... tem que testar as receitas! :)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  5. Oi Heide,
    Nunca provei esse alho negro, mas fiquei bem curiosa qto ao sabor, vou procurá-lo pra comprar...
    Vi seu comentário perguntando pra Stef onde comprar forminhas de financiers, tem um site que vende on-line...
    http://www.barradoce.com.br/cat/formas_em_silicone/1329.html
    Bjim e bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Apostila que ensina como fazer alho negro. É simples, dá pra fazer em casa:
    http://campinas.olx.com.br/como-fazer-alho-negro-apostila-iid-232732108

    Entre em contato para saber como adquirir o material:
    fazendo.alhonegro@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Faça voce mesmo seu alho negro! Enviamos uma apostila completa com video explicativo de como proceder nas etapas de processamento assim como montar a estufa de envelhecimento utilizando energia limpa e reciclavel sem gastar com energia elétrica!!!

    Caso não queira produzir seu próprio alho em casa, vendemos ele já pronto a voce!

    Contato. marceloweidner@globo.com

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_