sábado, 26 de fevereiro de 2011

Purê de batata baroa com picadinho

Finalmente, um almocinho gostoso em casa. Sábado é realmente tudo de bom!
Adoro cozinhar no fim de semana. É quando posso fazer preparações mais demoradas, com mais capricho, almoçar sem pressa, tomar um vinhozinho com mon amour, enfim... tirei o atrasado da semana passada, quando não cozinhei nada. Hoje foi um sábado típico: testei várias receitas que virarão posts, brevemente.
O almoço de hoje não teve nada de muito diferente, mas ficou delicioso.


Primeiro fiz um caldo de carne bem saboroso. Fritei uns pedaçoes de rebarbas de mignon (não é a carne mais indicada para caldo. Mas comprei uma peça inteira esses dias e sobraram uns pedaços não muito bons pra cortes. Resolvi picar pra caldo. Quebra um galho), refoguei junto 1 cebola picada, 3 cenouras pequenas, uns 4 talos de salsão e umas folhas de alho poró (coloquei a parte verde, mais de cima do talo). Como tinha uns ramos de alecrim frsco, coloquei tb. (Coloquei o alecrim, mas logo que começo a ferver, eu tirei. Achei que o gosto ia ficar muito pronunciado, pelo cheiro que deu quando o caldo ferveu!) Ah... coloquei 4 dentes de alho e deixe ferver. Adicionei água até cobrir todos os ingredientes (cerca de 3 litros). Quando ferver, abaixei o fogo e deixei por 1:30 horas.
Esse caldo é o segredo para qualquer molho de carne!

Depois, fritei 1 cebola rocha, adicionei ervas de provence e um pouco do caldo. Coloquei cerca de 100 ml de vinho tinto e deixei evaporar. Mais caldo, acertei o sal, a pimenta. Dessa vez, resolvi bater o molho no mixer. O resultado é um molho menos liso. Ficam uns pedacinhos. Pra minimizar a separação dos pedacinhos de cebola e do líquido do molho, engrossei com um pouco de roux. Adicionei as tiras de filé mignon, previamente fritas (bem rápido, em um fio de óleo) e pronto. Servi com purê de batata baroa.

Ingredientes
Purê de bata baroa
4 batatas baroas
2/3 xícara de creme de leite fresco
Sal a gosto
Noz moscada

Modo de fazer: Cozinhe as batatas com sal. Escorra a água e passe as batatas por uma peneira fina, com ajuda de uma colher. Assim o purê vai ficar bem liso, sem nenhum "gruminho". Adicione o creme de leite e leve ao fogo para esquentar. Acerte o sal e coloque a noz moscada. Disponha em pratos fundos e sirva, por cima, o picadinho de filé.






OBS: Já tinha o filé mignon congelado, cortado nesse formato (para estrogonofe). Na minha opinião, ficaria mais bonito se tivesse cortado em pedaços menores, tipo para picadinho mesmo.

Beijos e bom resto de fim de semana!

3 comentários:

  1. Ai que delíiiicia Hg!
    Bjus e até amanhã!!! Será que sobrou para eu provar no almoço? rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Ficou bom mesmo! Mas só sobrou a carne! Vou comprar mais batata pra reproduzir o prato, na íntegra, e levar pra vcs provarem!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Meu,é tudo isso para ter um caldo de carne, 1h30? Nem imaginava! 3 litros de água? Meu, nem imaginava também... ficou lindão!

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_