terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quase Macarons

Sempre quando entro em algum livraria, vou direto aos livros de culinária. É a seção que mais me agrada... infelizmente não tenho o hábito de ler (que feio).
Esses dias fui à Livraria Cultura dar uma bisbilhotada nos livros de gastronomia. Não tenho muitos livros de culinária. Tenho um que ganhei da minha avó, outro que ganhei da avó do Markus, outros que ganhei do Markus, ou seja, nunca comprei. Mentira, comprei 1. Paguei R$19,90 por um livro com fotos lindas, folha ótima, capa dura, só de risostos. Além de não ter o hábito de ler, não tenho o costume de comprar livros. De nenhum assunto, inclusive de culinária.
Nesse último ano, como comecei a ler vários blogs de culinária, peguei algumas dicas de alguns livros. Resolvi comprá-los. Um deles foi o de cookies, da Martha Stewart. O livro é lindo e as receitas parecem deliciosas.
Ainda não chegou, estou ansiosa, só esperando.

Masssss, esses dias, o Markus baixou um aplicativo no celular (que custou U$0,99!!!!) que traz várias, não sei se todas, mas muitas das receitas desse livro. Algumas com vídeo, inclusive, acreditam? Muito, muito bom! Tem um vídeo com a Martha e outros com uma ajudante dela.
Aproveitei pra logo começar a testar as receitas do livro, que ainda não chegou.

A primeira receita foi a de macaron. Não é uma receita fácil, já sabia... no meu casamento encomendamos macarons e a própria moça que fez nos disse que várias vezes perdeu receitas inteiras. E a massa é cara, pq vai farinha de amêndoas, então imagina o preju! Mas tínhamos comprado farinha de amêndoas especialmente pra testar uma receita. A do aplicativo parecia fácil (essa é uma das receitas que tem vídeo).

Mas não sei o que aconteceu. Ficaram do jeitinho que coloquei na forma. Não ficaram lisos, nem gordinhos, nem com uma camada diferenciada em baixo, sabe? Ficou um suspiro recheado :(
O Markus gostou, isso me deixa feliz. Mas eu não fiquei satisfeita! Testarei outras receitas, com certeza!

Boa terça-feira a todos!


Rendimento: 15 unidade recheadas ou 30 metades


Ingredientes:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
3/4 xícara de farinha de amêndoas
2 claras grandes, em temperatura ambiente
Uma pitada de cremor tártaro
1/4 xícara de açúcar refinado
Recheio de sua preferência - usei nutela, mas pode usar ganache, geleia, brigadeiro, mousse de maracujá ou de limão ou outros, da sua preferência


Modo de fazer:
Prepare a forma: utilize uma forma retangular, forrada com papel manteiga. Faça círculos com cerca de 4 cm de diâmetro, para servir de molde. Utilize o verso do papel para distribuir as bolinhas de massa.

Pré aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro no processador. Bata até que os dois ingredientes fiquem bem finos. Peneire duas vezes e reserve.

Separe as claras, e bata até obter picos leves. Adicione o cremor tártaro e bata mais alguns segundos.
Reduza a velocidade da batedeira e adicione o açúcar refinado, polvilhando aos poucos. Aumente a velocidade e bata até a clara apresentar picos firmes (cerca de 8 a 10 minutos).
Após, adicione com auxílio de uma espátula, a mistura de farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro, peneirando mais uma vez. Essa mistura deve ser adicionada com movimentos de cima para baixo. Essa forma de misturar impede que a clara perca sua característica aerada.

Com a massa pronta, coloque em um saco de confeitar utilizando bico perle. Coloque a massa com auxílio do saco, com movimentos circulares, tipo um caracol, utilizando como molde o círculo desenhado no papel manteiga.

Antes de colocá-los para assar, deixe descansando na forma por 15 minutos. Diminua a temperatura do forno para 160ºC e asse os macarons por 10 a 12 minutos. Vire a forma na metade do tempo.

Após cada fornada, deixe o forno esquentar novamente a 180ºC, durante 5 minutos. Só depois acrescente a próxima forma, baixando novamente para 160ºC.



Possíveis falhas:
1) Não usei cremor tártaro - até onde sei, o cremor tártaro ajuda a deixar a massa mais sequinha
2) Não usei o bico certo
3) Fiz o macaron muito fino, o que impediu de deixá-lo gordinho. Será?
4) Não ficou com cara de macaron pq não usei nenhum corante
5) Fiz o macaron num tamanho muito grande (4 cm). Essa técnica de movimentos em caracol foi feita para unidade menores, com cerca de 2 cm. Talvez por isso o desenho do caracol tenha ficado tão marcado.
6) Não sei se acertei na temperatura indicada. Como meu fogão só vai até 180ºC, deixei entreaberto enquanto assavam. Pura enjambra!

7) O que mais pode ter acontecido????

5 comentários:

  1. Oi Heide,

    então, descobri a delícia dos macarons no teu casamento, e o sucesso foi tanto, que cheguei a fazer um curso com uma doceira aqui de Floripa. Os macarons são todos cheios de segredinhos e dicas, e se vc não tiver a "aparelhagem" correta, não funciona. Na aula foi tudo maravilhoso e fizemos macarons lindos. Em casa, óbvio, não ficaram tão bonitos quanto lá. Primeiro, existe uma espécie de "tapetinho de silicone" chamado SILPAT, que coloca dentro da forma em que vais assar os macarons. Ele impede que os macarons grudem no fundo e que quebrem ao ser retirados da forma. Perguntei pra prof. se podia fazer com papel manteiga e ela disse que não dava certo. Eu, teimosa, fiz em casa e, realmente, não funciona. Os macarons ficam todos deformados. O forno tem que estar a 140 graus, senão eles craquelam. E, além disso, tem que de vez em quando abrir o forno, bem como vc fez, pra evitar o calor em excesso. Uma dica boa é colocar a forma com os macarons em cima de outra forma de metal enquanto assam, pra distribuir o calor de forma igual. Enfim, cheio de frufus...mas eles merecem, são deliciosos. Vou dar uma olhada na receita que aprendi e depois te passo por email!!

    Mas não podemos desistir!!!
    Bjos,
    Mari Antero

    ResponderExcluir
  2. Oi Heidi!

    Sabe que eu nunca fiz macarons mas morro de vontade? Eu até comprei os utensílios necessários e sempre tenho farinha de amêndoas em casa...mas não sei o motivo de nunca ter tentado..

    Como a sua leitora comentou em cima, eu já tinha lido em um livro que se colocar uma forma por cima da outra o resultado pode ser bem melhor, e é claro o Silpat ajuda mesmo! Uma coisa importante é também a temperatura do ambiente que está preparando e não apenas a do forno.

    Beijos e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Heide!
    adorei o blog!!! e qdo os macarrons derem certo, guarda uns pra mim!! eu tbem tentei fazer uma vez, mas é impossível dar certo!!

    ResponderExcluir
  4. Ebaaaa!
    Tu mora em bsb e eu tb! rsrs...
    Aonde vc achou a farinha de amendoas??
    Me conta!?
    Fico no aguardo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Eweline, tudo bom?
    Então, a farinha de amêndoas tu deves achar facilmente no La palma, conheces? Tem na 404 norte e na 413 sul. Lá é o lugar de encontrar ingredientes que são difíceis de achar em mercados comuns. Depois me conta se achou!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_