quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Receitas do Bistro - Risoto base

Quando fiz vestibular, em 2000, tentei o curso de Nutrição numa faculdade pública, em SC, e tentei Gastronomia numa faculdade particular de lá tb. No fim das contas, optei por fazer Nutrição e fui morar em Floripa. Nada mal! Foram anos ótimos, conheci pessoas maravilhosas e foi lá, em Floripa, que conheci o Markus. Enfim, não me arrependo de ter escolhido fazer Nutrição. Mas, no último ano de faculdade, me bateu o desespero... será que nunca vou trabalhar em restaurante, cozinhando mesmo? Entrei num momento de crise. Queria ter a experiência da área de gastronomia, mas era muito difícil conseguir um estágio de gastronomia fazendo nutrição. Claro, são áreas quse se completam mas que atuam de forma muito diferente dentro de uma cozinha.
Trabalhei durante quase todo o período da faculdade com uma professora do curso, hoje uma grande amiga. E foi ela quem me ajudou a conseguir um estágio, na área de gastronomia. Fui trabalhar em um dos melhores restaurantes de Floripa, como estagiária de gastronomia. Fiquei lá 2 meses. Foram 2 meses muito bons, aprendi muita coisa. Aprendi tb que trabalhar com gastronomia não é fácil! O restaurante atendia, e atende até hoje, só com reserva, então não costumávamos ter grandes surpresas em relação ao movimento do dia. Tudo era muito organizado e o chef, super querido e competente Betinho, sabia colocar tudo em ordem! Nos eventos, a correria aumentava, mas sempre deu tudo certo! Trabalhava até de madrugada, pois o restaurante abria só para o jantar. De manhã eu trabalhava em projetos da faculdade e a tarde ia pro restaurante. Foram dois meses muito, muito cansativos, mas que valeram muito a pena.
Anotava tudo o que fazíamos num caderninho. Cardápios, receitas, pulos do gato, tudo, tudo!
Foi lá onde aprendi a fazer risoto. O risoto de verdade, com arroz arbóreo e caldo, que faz devagarinho, para que o arroz solte o amido aos poucos e engrosse o caldo. Foram muitas receitas aprendidas, mas só pelo risoto já valeu a pena! Já fiz risotos de vários tipos e com certeza irei postar várias receitas aqui no blog. Vou começar com o risoto base: só com parmesão. O mais simples, mas não menos gostoso!




Rendimento: 2 porções

Ingredientes:
1/2 cebola bem, bem, bem picadinha
1 colher sopa de manteiga
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 taça de vinho branco seco
1 1/2 litro de caldo de legumes*
Queijo parmesão a gosto - nesse risoto, como era só de parmesão, eu caprichei no queijo. Coloquei, mais ou menos, 1 xícara de parmesão ralado.
+ 1 colher sopa de manteiga
Sal e pimenta branca (sempre moída na hora) a gosto

Modo de fazer:
Doure a cebola com 1 colher de sopa de manteiga. Deixe refogar até a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz e misture bem. Depois, acrescente o vinho branco e deixe alguns segundo, até o álcool evaporar. Vá acrescentando, aos poucos, o caldo de legumes, que deve estar quente (coloque numa panela, com fogo bem baixo). De concha em concha, o arroz vai cozinhando. Acerte o sal e a pimenta. Quando estiver al dente, acrescente o queijo e mais 1 colher sopa de manteiga e mexa bem. A manteiga vai dar brilho e o queijo vai ajudar a conferir a consistência típica de um bom risoto. Sirva em seguida!




Obs: Dessa vez, optei por deixá-lo mais molhadinho, pra comer com colher. Adoro fazer desse jeito. Ideal para servir em pratos fundos ou em panelinhas, como essas que eu usei. Se o risoto for servido como acompanhamento de uma carne, sugiro deixar um pouco mais seco, pra não "escorregar" no prato.

* Caldo de legumes
Ingredientes:
1 cenoura picada
1 cebola grande picada
1 talo de alho poró picado e suas folhas
2 talos de salsão picado
2 folhas de louro

Modo de fazer:
Coloque todos os legumes picados, grosseiramente, em uma panela com água (cerca de 2 litros). Deixe reduzir até 1 1/2 litros. Coe e volte a colocar na panela. Ao colocar o caldo às conchas no risoto, esse deve estar sempre quente.

6 comentários:

  1. Oi, Heidi!! Aqui é a Pri, esposa do Tupy, tudo bem???
    Adorei seu blog! Peguei a receita de risoto para fazer, pois adoramos risoto!!!! Depois te falo como ficou hauhauah
    Outro dia Tupy se aventurou e fez de alho poró, ficou uma delícia!!
    Vendo seu blog, lembrei do filme Julie e Julia, que certamente vc já viu né?!! gostei tanto do filme que comprei o livro e na época fiquei louca pra fazer um curso de culinária kakakka, mas por enquanto não fiz ....

    Bjão!!! boa inspiração pra vc continuar fazendo receitas que dão agua na boca!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri! Tudo ótimo por aqui e com vcs?
    Que bom que vcs tb gostam de cozinhar! Tb fiz esses dias um risoto de alho poró, que ficou muito bom! Coloco aqui um dia desses....
    Eu vi o filme sim, adorei! Se tens interesse, investe nessa área! É muito legal. Eu adoro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Heide!

    Muito legal a história! Eu estou começando o curso de gastronomia no IESB dia 14...aí já viu, né? Hoje já tenho profissão e um bom emprego, mas como você comenta...se temos interesse ou paixão, é um ótimo investimento, né?!

    Amo risotto! E sempre estou tentando novas combinações, portanto vou ficar de olho para ver as novidades por aqui!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte pra ti nessa nova empreeitada, Stefânia!
    Dou a maior força! Ainda não descartei a ideia de fazer o curso tb...

    Vamos trocando figurinhas!
    Bjos,
    Heide

    ResponderExcluir
  5. Hg! O risoto foi um sucesso! Obrigada!!!!
    Agora posso me arriscar nos outros sabores! rs
    Bjuuus

    ResponderExcluir
  6. Eeeee Bia! Que bom que deu certo!!
    Agora é só variar os sabores!!! Delícia!

    Beijos

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_