sábado, 19 de fevereiro de 2011

Risoto de alho poró com chips de copa

É... nesse fim de semana não prometo muitas receitas.
Hoje não vou conseguir cozinhar... amanhã? Talvez, à tarde, vamos ver.
Por hoje, vou postar uma receitinha de risoto, feita há uns dias, quando recebemos um casal de amigos aqui em casa, para jantar. Falei deles aqui!

Esse foi o prato principal. A ideia do prato surgiu quando vi o cardápio que o Dudu Camargo estava oferecendo esses dias em um dos restaurante dele, aqui de Brasília. Aqui, e em algumas outras capitais e Estados (Belo Horizonte, Curitiba, Espírito Santo, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo), funciona um festival chamado Restaurant Week. Nesse festival, os restaurantes cadastrados sugerem um menu com entrada, prato principal e sobremesa por R$29,00 no almoço e R$39,00 no jantar. É muito legal! Ótima oportunidade para conhecer restaurantes novos. Nesse ano fomos no Vila Borguese. Foi nota 10, muito bom! Esse festival acontece, se não me engano, duas vezes por ano.
Enfim, olhando os cardápios, uma dos que mais me chamou atenção foi o do Dudu Camargo. Era uma massa servida com chips de presunto de parma. Acabei não indo provar a receita dele pq, quando fomos, no almoço, a fila de espera estava gigante. Não iria dar tempo... pena!
Achei muito interessante a ideia do chips e resolvi testar. Na época não achei presunto de parma no mercado aqui perto de casa, e acabei fazendo com copa. Ficou bom, mas acho que com o presunto ficaria melhor.

Vocês já repararam que cada risoto que faço tem uma consistência diferente?
Pra não dizer que errei, eu digo que gosto de variar, heheh! Todos ficam bons! Verdade!!! ;)


Ingredientes:
1/2 cebola bem, bem, bem picadinha
2 colher sopa de manteiga
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 taça de vinho branco seco
1 1/2 litro de caldo de legumes (Receita aqui)
3 talos (parte branca) de alho poró cortado em rodelas finas
Queijo parmesão a gosto
+ 1 colher sopa de manteiga
Sal e pimenta branca (sempre moída na hora) a gosto

Modo de fazer:
Doure a cebola com 1 colher de sopa de manteiga. Deixe refogar até ficar transparente. Acrescente o arroz e misture bem. Depois, acrescente o vinho branco e deixe alguns segundo, até o álcool evaporar. Vá acrescentando, aos poucos, o caldo de legumes, que deve estar quente (coloque numa panela, com fogo bem baixo). De concha em concha, o arroz vai cozinhando. Acerte o sal e a pimenta. Quando estiver al dente, acrescente o alho poró. Misture bem, deixe murchar um pouco e acrescente o queijo e mais 1 colher sopa de manteiga e mexa bem. Desligue o fogo, feche a panela por 2 minutos. Sirva em seguida!

Chips de presunto de parma/copa

Modo de fazer
Disponha as fatias de copa em uma forma forrada com papel manteiga. Coloque no forno pré aquecido a 180ºC, por 15 minutos. Cada forno é um forno, então, fique de olho para não queimar. Utilize "espetado" no meio do risoto.

Essa é a foto da mesa arrumada... dá pra ver, mais ou menos? Não tinha mais fotos do risoto...

Beijos

2 comentários:

  1. Estou vendo TV e lendo suas receitas para o meu marido. Essa foi a escolhida para o dia dos namorados!
    Obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  2. Oi Thati!
    Ótima pedida para o dia dos namorados. Sair de casa, aqui em Brasília, nem pensar, né? Tudo lotado e eles metem a faca nos preços! Também vou ficar em casa e preparar algo gostoso pra comer. Depois me conta como ficou :)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_