sábado, 12 de fevereiro de 2011

Risoto de camarão com avelã e redução de tabasco




Eu na feira hoje:
- Tem peixe branco?
- Tem esse, esse daqui, esse também... (nomes que não me lembro agora. Quase não conheço peixe de água doce).
- Hum...
- Temos promoção hoje de robalo, senhora!!
- Robalo???????? (Minha carinha de feliz :) Era exatamente o que estava procurando! De onde vem esses peixes e esses camarões que o sr vende?
- Ah, vem lá de Santa Catarina (de novo, minha carinha de feliz :). Vem lá de Piçarras.
- Da minha terra (SC, no caso, não Piçarras), deve ser coisa boa!

Não me lembro de ter comprado nem peixe nem camarão no supermercado. No máximo, salmão congelado, ou defumado. Nas nossas férias, quando éramos crianças, passávamos 3 meses direto na praia. Ia muito a peixarias com meus pais. Não que eu gostasse muito não.... como eles vendiam quase só produtos frescos, pescados no dia anterior, ou naquela manhã mesmo, o lugar tinha um cheiro característico. Mas tudo era muito fresquinho! Normalmente, eram peixarias pequenas, em vilas de pescadores, onde quem atendia os clientes era a esposa do pescador...
Na época não gostava muito, não dava valor para essa facilidade de comprar peixe e camarão fresco, sempre que quisesse. Aqui em Brasília, não tínhamos feito camarão por não saber onde comprar... sei lá, sempre ficava com pé atras. Até que descobri, esses dias, uma feira do produtor, aqui perto de casa. A feira acontece só nos fins de semana. Hoje arrisquei comprar o peixe e o camarão! Feliz escolha! O camarão estava bem fresquinho e rendeu esse delicioso risoto, que fiz para o nosso almoço de sábado.

Rendimento: 4 porções (Fiz mais para garantir meu almoço de segunda :)

Ingredientes para o risoto:
500 g de camarão com casca
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola bem, bem, bem picadinha
1 colher sopa de manteiga
1 1/2 xícara de arroz arbóreo
1/2 taça de vinho branco seco
1 1/2 litro de caldo de camarão*
1/2 xícara de queijo parmesão ralado.
+ 1 colher sopa de manteiga
Sal e pimenta branca (sempre moída na hora) a gosto
1/2 xícara de avelãs torradas e picadas

Para a redução de tabasco
3 colheres sopa de açúcar
10 ml de pimenta tabasco

50 ml de água 

Modo de fazer:
Camarões: Descasque os camarões. Em alguns, eu deixe o "rabinho", para enfeitar o prato. Não descarte as cascas! Elas serão usadas para fazer o caldo. Aqueça em uma frigideira 1 colher de sopa de azeite. Coloque uma porção dos camarões. Salpique sal e frite os camarões por 1 minuto de cada lado. faça assim com todos eles, acrescentando azeite, se preciso. Não coloque todas os camarões de uma só vez. A fritura precisa ser muito rápida. Quando se colocam muitos camarões juntos, eles podem soltar água na frigideira e o camarão irá cozinhar, ao invez de fritar. Esse processo deve ser muito rápido para não endurecer os camarões. Reserve os camarões fritos.

Caldo de camarões: Limpe as cascas de camarão em água corrente. Refogue metade das cascas com cebola, alho, tomates. Deixe apurar bem. Adicione água até cobrir os ingredientes. Deixe cozinhar por 20 minutos.

Bata essa mistura no liquidificador e passe por uma peneira bem fina. Leve esse caldo para panela e adicione o restante das cascas, 2 talos de salsão, 1 cebola picada, 1 cenoura e adicione mais água. Deixe reduzir pela metade, coe e utilize para preparar o risoto. 

Risoto: Doure a cebola com 1 colher de sopa de manteiga. Deixe refogar até a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz e misture bem. Depois, acrescente o vinho branco e deixe alguns segundo, até o álcool evaporar. Vá acrescentando, aos poucos, o caldo de camarão, que deve estar quente (coloque numa panela, com fogo bem baixo). De concha em concha, o arroz vai cozinhando. Acerte o sal e a pimenta. Quando estiver al dente, acrescente o queijo e mais 1 colher sopa de manteiga e mexa bem. Adicione os camarões fritos e as avelãs. Sirva em seguida!

Redução de tabasco: coloque o açúcar em uma frigideira e ligue o fogo. Não mexa com colher. Assim que o açúcar caramelizar (você pode ir girando a frigideira, para misturar o açúcar que já queimou com o que ainda não queimou), adicione a pimenta e a água. Se o açúcar não estiver bem derretido na calda, adicione mais água e deixe no fogo até adquirir consistência de xarope. Utilize para decorar o prato.



Iupiiii!!! Posso ter uma categoria de frutos do mar agora!

6 comentários:

  1. Heide,
    Adorei o post, amo risoto...onde é essa feira perto da sua casa? bjos,

    ResponderExcluir
  2. Camarão bonito!
    Tb fizemos risoto de camarão ontem. Com alho poró e bastante gengibre! Ficou uma delícia.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana! A feira fica aqui em Águas Claras, onde moro. Conhece a região? Fica perto da estação de metro Águas Claras e só funciona nos fins de semana. Vale a pena, é muito boa!
    Obrigada pela visita,
    Beijos
    Heide

    ResponderExcluir
  4. Oi Raque!! Hum... camarão com gengibre fica muito bom mesmo! Boa dia, vou fazer uma dia tb!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Heide, que delícia este risoto, menina!!!
    Fiquei com vontade de me aventurar na cozinha rsrsrs.
    Viu, vc já descobriu onde comprar peixes (do mar) e camarões relativamente frescos aqui em Brasília?
    Quando você foi narrando as peixarias em Santa Catarina fui lembrando do meu avô... ele tinha exatamente uma peixaria dessas na Barra do Aririú/Palhoça rsrsrs.
    Beijossss, Bia!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia!!!
    Aventura sim! E me chama pra provar ;)
    Eu gosto de comprar peixe na feira do guará. Quando morava em Águas Claras, comprava lá mesmo, numa feirinha que tinha nos fins de semana, de um tiozinho que vendia peixe congelado, mas sempre bem fresco, que ele trazia de SC. Como agora Aguas Claras ficou meio longe agora, tenho comprado na feira do Guará. Nunca me decepcionei! Tudo que comprei estava com ótima qualidade, tanto peixe quanto camarão! Recomendo!!!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_