quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Torta de maçã da Stefânia

A receita de hoje peguei de um blog muito legal que conheci há pouco tempo.
Esses dias, o Markus chegou em casa com a matéria do Correio Brasiliense sobre blogs de culinária. Como estava querendo começar o meu há um tempinho, ele trouxe a matéria pra me inspirar e pra começar de uma vez. Um dos blogs que a matéria falava era o Com uma pitada de açúcar, da Stefânia. Comecei a ler o blog e não parei. Li quase todos os posts num só dia. Adorei as fotos, o texto, as receitas... já fiz algumas. Logo que li, mandei um email pra Stefânia, que me respondeu super rápido e foi muito simpática! Pedi uma dica de torta de maçã e ela me indicou uma que fez, e que publicou no blog: a torta de coraçõezinhos. Ficou uma delícia!! O Markus adorou, principalmente servida com sorvete. Eu gostei dela sozinha, aquecida, com uma xícara de café com leite! Perfeita!




Rendimento: 8 Porções

Ingredientes para a massa

2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de açúcar
200g de manteiga s/ sal gelada cortada em cubinhos
3 a 4 colheres (sopa) de água gelada

Ingredientes para o recheio

3 maçãs verdes (Granny Smith) descascadas e cortadas em fatias finas (aprox. 1,5cm)
3 maçãs vermelhas (gala) descascadas e cortadas e m fatias finas (aprox. 1,5cm)
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
1/4 xícara de açúcar granulado
3/4 colher (chá) de canela
1/4 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de noz moscada
4 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de suco de limão

Ingredientes para a montagem

2 colheres (sopa) de manteiga
1 clara de ovo batida com 1 colher (chá) de água - Usei um ovo inteiro, sem água.
2 colheres (chá) de açúcar

Copiei o passo a passo do blog da Stefânia. Fiz pequenas alterações, mas descrevi no texto abaixo!

Modo de fazer:

1. Prepare a massa. Em uma tigela misture todos os ingredientes secos (farinha, sal e açúcar). Misture bem. Acrescente os cubinhos de manteiga gelada e com a ponta dos dedos forme uma farofa úmida. Não trabalhe muito a massa. Faça um furo no meio, acrescente 3 colheres (sopa) de água gelada e incorpore-a a massa. Se necessário acrescente a colher adicional de água. Cuidado para não trabalhar demasiadamente a massa, ele deve ser sovada rapidamente. Forme duas bolas de massa e envolva-as com papel filme. Leve a geladeira e deixe descansar por pelo menos 2 horas. 

OBS: Essa foi a forma de fazer que a Stefânia postou. Eu coloquei tudo no processador, dei umas pulsadas e a massa ficou pronta num já! Essa dica peguei com o culinarista Álvaro Rodrigues :) que dava aula de culinária no Note e Anote... alguém assistia? Adorava ele!!

2. Enquanto a massa descansa na geladeira, prepare o recheio. Em uma panela, acrescente todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo médio com a panela tampada por aproximadamente 15 minutos, ou até que a maçã esteja al dente. Mexa ocasionalmente. Retire a tampa da panela e deixe cozinhar até que o líquido da panela esteja como um caramelo, mais espesso (não pode ficar líquido). Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente por aproximadamente 1 hora.

3. Pré aqueça o forno a 200 graus. Retire a massa da geladeira e abra dois círculos. Com um dos círculos, forre o fundo e as laterais de uma forma para torta com aproximadamente 23cm de diâmetro. Disponha o recheio sobre a massa e salpique a manteiga em cubinhos (ingredientes para a montagem). Com o restante da massa, faça tiras e vá fazendo um xadrez, até fechar todo o círculo. Pincele com o ovo e salpique o açúcar granulado sobre a cobertura. Acerte as laterais.

4. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos. Se a massa começar a escurecer rapidamente, cubra a massa com papel alumínio para que a mesma não queime. Sirva morna acompanhada de sorvete de baunilha.

5 comentários:

  1. A Stef é mesmo um amor e vai ficar super feliz em ver que a torta dela foi tão bem reproduzida! Hummm... Tá tão douradinha...

    Beijos, tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Heidi! Ficou lindona a sua torta! Estou super feliz por você ter gostado também!

    Olha Querida, parabéns pela iniciativa do blog e que você tenha tanto prazer em fazê-lo como eu tenho em manter o meu.

    Beijo grande e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com água na boca! Vou quere prová-la bem quentinha servida com sorvete de creme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vontade dessa torta agora... ela é tudo de bom! Faça que não irás te arrepender!
      Beijos,
      Heide

      Excluir

_+_+_+_+_