quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nozes com açúcar da minha Oma


Minha relação com a comida vem de longa data. Tenho muitas lembranças, de quando era criança, relacionadas à comida. Lembro de ir em um restaurante em Blumenau antiiiiigo, nem existe mais (devia ter uns 4 anos, não sei...) e comer um "sorvete de morango" inesquecível. Lembro disso. Nem era sorvete... era morango com chantily, mas lembro de estar comendo e adorando aquilo. Lembro do leite com ovomaltine e uma pitada de sal que minha oma fazia, do biscoito de aveia com Chocolate do Padre, que minha mãe fez uma única vez (ela nunca gostou de testar novas receitas :p), do biscoito com especiarias que comi uma única vez também na casa de praia da minha tia (devia ter uns 10 anos) - era um biscoito lindo... lembro bem do formato!!! Coisas desse tipo... algumas cenas da minha vida ficaram marcadas na minha memória justamente pelo fato de eu ter comido alguma coisa gostosa naquele momento.

A receita de hoje é antiiiga, assim como essas minhas memórias de infância. Quem costumava preparar essas nozes era minha oma, mãe do meu pai. Quando chegava a época das nozes era uma festa! Ela sempre fazia essa receita e eu comia tanto que chegava a ter afta na boca.

Como minha oma tinha pé de noz plantada na sua casa (eram 11 no total), lá nunca faltava pecã, que, pra mim, é a melhor noz de todas! Quando cheguei em Brasília, e vi o preço, fiquei horrorizada! É um absurdo de caro. Por isso, aproveitei minha ida a SC e trouxe 2 kg pra casa, compradas na feira. Paguei R$33,00 o kilo. Assim simmm!!!

Nozes com açúcar da minha Oma
Ingredientes
3 xícaras de noz pecã
1 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de água

Como fazer:
1. Leve as nozes ao forno a 180ºC por 15 minutos. Só para dar uma leve tostada.
2. Leve o açúcar e a água ao fogo. Não mexa, se não açucara (pelo menos foi o que eu aprendi assistindo programas de culinária na TV, quando era criança)
3. Assim que a calda começar a caramelar, adicione as nozes tostadas.
4. Desligue o fogo e mexa bem. O açúcar vai cristalizar e as nozes ficarão bem branquinhas. Está pronto! Espalhe em uma forma para esfriar. Depois de frio, guarde em um vidro bem fechado.

Dá pra ver a camada de açúcar em volta da noz? É bem fininha...

É um tira gosto delicioso!!!

Ótima quinta-feira!

Beijos,

Heide

1 comentários:

_+_+_+_+_