segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Uma jantar de comemoração! Risoto de brie com frutas vermelhas


Um dia li uma frase num blog sobre reforma de casa que dizia assim: "Chegará o dia de comprar flores".
Hoje posso dizer: Chegou o dia de estourar a champagne. Apesar de esse blog não ser um diário pessoal, vou explicar, rapidinho. 

Em 2009 fiz um concurso público. Estudei pra caramba, muito mesmo. Não foi muito tempo, mas foram 6 meses de horas cronometradas de estudo, com a cara nos livros. Tive que, além de relembrar a estudar, aprender matérias novas, afinal, no curso de nutrição não se vê economia, políticas públicas, ciência política, direito e afins.

Resumindo: bati na trave e fiquei na lista de aprovados fora do número de vagas. Até aí tudo bem, afinal, nesse concurso era de praxe chamar os excedentes. Mas não foi isso que aconteceu. Justamente nesse ano, por causa de cortes de gastos e outros problemas jurídicos, o concurso enrolou, enrolou e enrolou. Mesmo os aprovados dentro das vagas sofreram com a espera. Mas, depois de 2 anos do dia da prova, finalmente fomos chamados. A convocação saiu na semana passada, e, com ela, várias toneladas de peso dos meus ombros!

Posso olhar o lado bom de tudo isso: conheci muita gente bacana, mesmo antes de começar o curso de formação, pude casar tranquila no ano passado e aproveitar uma lua de mel dos sonhos, pude ficar mais tempo no meu trabalho atual e conhecer pessoas maravilhosas, enfim... como dizia uma amiga minha, nada acontece por acaso. 

Ah, e a champagne?? Comprei no começo do ano, prometendo estourá-la somente no dia que saísse a convocação. Mesmo sem saber se ela sairia ou não. Mas saiu!! E ontem foi o dia de tomá-la com meu amore (que me aguentou esse tempo todo de agonia e estresse de espera). Fiz um risoto delicioso pra acompanhar!


É isso gente! Obrigada aos que torceram por mim!

Risoto de Brie com frutas vermelhas
Rendimento: 3 porções (sobrou para o almoço do dia seguinte)
Ingredientes
1 cebola picada
2 colheres sopa de manteiga
1 1/2 xícara de arroz arbóreo
1/2 cálice de vinho branco seco
1 1/2 litros de caldo de frango (de preferência caseiro. Receita aqui)
2 punhados de parmesão ralado
100 gr de queijo brie picado
2 colheres de sopa de geléia de frutas vermelhas
Sal
Pimenta do reino a gosto

Como fazer:

1. Doure a cebola com 1 colher de sopa de manteiga. Deixe refogar até ficar transparente. Acrescente o arroz e misture bem. 

2. Depois, acrescente o vinho branco e deixe alguns segundos, até o álcool evaporar. Vá acrescentando, aos poucos, o caldo de frango, que deve estar quente (coloque numa panela, com fogo bem baixo). De concha em concha, o arroz vai cozinhando. 

3. Acerte o sal e a pimenta. Quando estiver al dente, acrescente o queijo parmesão e mais 1 colher sopa de manteiga e mexa bem. 

4. Por último, adicione os pedaços de brie. Misture um pouco. Desligue o fogo, feche a panela por 2 minutos. Sirva em seguida, com a geleia de frutas vermelhas.

Geleia de frutas vermelhas
Como fazer:

1. Coloque 2 colheres de sopa de geleia da sua preferência (frutas vermelhas, amora, morango) em uma panela com um pouco de água (50 ml).

2. Deixe cozinhando até adquirir consistência de calda. Coloque por cima do risoto e sirva em seguida!

Obs: Por cima coloquei uns pedacinhos de brie picados!


Bom início de semana!

Beijos,
Heide

9 comentários:

  1. Merecido HG! Vou sentir muuuuuito a sua falta, mas estarei sempre na torcida para que seja sempre feliz!!! Não se esqueça de mim!!!! rs Bjuuuus e sucesso nesse novo "CAminho"! rs

    ResponderExcluir
  2. Heide, que delícia uma comemoração dessas, parabéns pela conquista! beijos

    ResponderExcluir
  3. ÊêÊê HG!!!! "Chegará o dia de comprar flores". Amo essa frase! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Obrigad Bruna!!!

    Friend! Nunca vou esquecer essa frase! Ela cabe em várias situações da nossa vida! :)

    Beijos,

    Heide

    ResponderExcluir
  5. Oi Heide!!!
    Lembra de mim, qto tempo... E o melhor é que te encontrei, ou melhor, te reencontrei muito por acaso!! O google faz coisas...
    E o melhor é que te reencontrei em um momento especial pra vc, mesmo não tendo acompanhado sua trajetória, te desejo parabéns e muito sucesso em sua nova empreitada!!!
    bjao,
    Marina Calixto

    ResponderExcluir
  6. Marina!!!!!!!!! Se eu lembro de ti??? Pára né! Claro que sim! Te procurei no facebook esses dias, mas só achei uma Marina sem foto, não sabia se eras tu! Mas me conta, como tá a vida? Me manda teu email pra conversar melhor!!! ADOREI que tenhas me achado aqui! Super beijo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns querida, muito sucesso na sua nova jornada e que vc seja muito feliz!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu e o Alysson arriscamos e fizemos deste o primeiro risoto de nossas vidas. No início quase nos arrependemos de começar por um mais elaborado, mas deu tudo certo ;)
    Acho que os iniciantes em risoto (como nós) esquecem da importância e do tempo de preparo do caldo de frango. A demora de ele ficar pronto nos deixou com fome, o que valorizou a receita do brie ao forno, com nozes e mel, que fizemos de entrada. Eu não tinha mel, mas usamos granola e um creme de gergelim, nozes e castanha de cajú que comprei. Bom, esses detalhes ficam pro post do brie ao forno. Voltando ao risoto, depois do caldo pronto, acho que nao devíamos ter deixado o arroz secar tanto entre as conchas de caldo.. Ou então cozinhamos pouco, não sei.. Mas o arroz ficou meio cru. Também devíamos ter feito mais calda de amora, pq ficou ótima, mas acabou antes do risoto do prato.
    Bom, ficam as dicas para os iniciantes como nós! De toda forma, o prato ficou delicioso e a mensagem com a foto da mesa ganhou até um elogio da autora do blog ;)

    ResponderExcluir
  9. Cacá!!! Quem bom que gostaram do risoto! E esse creme de gergelim aí é novidade pra mim!! Deve ter ficado uma delícia!
    O ponto do risoto vai do gosto de cada um... talvez faltou caldo mesmo. A quantidade de água do caldo recomendada para esse tanto de risoto talvez tenha sido pouca. :p
    Quando for assim (achares que o arroz ainda não está no ponto, sendo que o caldo já tenha acabado) podes completar com água quente. Se for só no final não tem problema.
    Aquela mesa estava mesmo no capricho!!
    Beijos!
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_