terça-feira, 2 de agosto de 2011

Torta de frango... de novo!

Voltei de férias. Passei uma semana em SC para rever a família e alguns amigos. Morar longe da família tem suas vantagens: uma delas é poder voltar e matar a saudade de todo mundo. Tão bom!!!!

Parece que escolhi a semana certa. Não sou muito fã de frio... o clima de Brasília pra mim é perfeito! Há umas duas semanas a temperatura estava de congelar lá no sul. E, na semana passada, nem precisei de aquecedor :) Voltei no dia certo também. Essa semana parece que vai ser só de chuva e frio. Brrrrrrrrr!!!!!!!!!!!

Falando da receita, sei que figurinha repetida não completa álbum, mas resolvi postar essa de novo porque da outra vez que fiz nem deu tempo de tirar a foto. E também porque ainda não tive tempo de fazer nada gostoso pra mostrar aqui pra vocês! Preciso tirar o atrasado...


Torta folhada de frango
Ingredientes:

1 peito de frango cozido e desfiado com osso -  eu cozinhei o frango com 1 cenoura, 1 cebola, 3 talos de salsão, folhas de alho poró, 3 dentes de alho e 2 folhas de louro. Depois de desfiar o frango, peneirei o caldo e usei para finalizar o recheio)
1 colher sopa azeite
1 cebola picada
1 tomate grande picado
1/2 xícara de purê de tomate
3 pedaços de palmito em conserva
Molho de pimenta a gosto
Mostarda a gosto (a que tiver na geladeira) - usei uma de violeta (1/4 c. chá), mas pode ser qualquer outra
1 colher sobremesa rasa de trigo
100 ml de leite
Salsinha, cebolinha, orégano, tomilho - ervas a gosto do fregues
400 g de massa folhada - a embalagem tem 300g, mas, para cobrir tudo, precisei abrir outra massa (usei Arosa)

Como fazer: 

1. Cozinhe o frango do jeitinho que expliquei acima. Desfie e reserve.

2. Em uma panela, refogue 1 cebola com o azeite. Adicione o tomate picado e o purê e, em seguida, o frango desfiado. Nessa hora, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar bem.

3. Vá colocando, aos poucos, o caldo do cozimento do frango, para o recheio pegar bem o gosto de todos os temperos. Assim que o frango estiver bem desfiado, adicione o palmito picado e as ervas secas (orégano, tomilho, alecrim...). Não deixe ficar muito seco, mas tb não muito úmido, pq como vai ser usada massa folhada, o recheio não pode ter muito "molho".

4. Faça uma misturinha com o leite e o trigo em um copo e acrescente essa mistura ao frango, que ainda deve estar refogando. Deixe refogar bem para cozinhar a farinha. Essa misturinha de trigo e leite vai engrossar o restinho de molho que o recheio ainda vai ter.

5. Por último acrescente salsinha e as outras ervas frescas que você quiser. Deixe esfriar para montar a torta!

Montagem da torta: 

1. Siga as instruções da embalagem para o descongelamento.

2. Separe uma forma própria para forno. Abra a massa e "forre" o fundo - não precisa untar! Coloque o recheio e cubra com o restante da massa.

3. Pincele um ovo batido e leve ao forno a 200ºC, por 40 minutos, ao até ficar douradinho!


Tenha uma ótima terça-feira!

Beijos,

Heide

3 comentários:

  1. Huuum!!!!! Vou fazer de novo essa semana! Bjs Hgzitz!!!

    ResponderExcluir
  2. Heide, quando eu fiz essa torta da segunda vez usei a massa Arosa, mas achei ela tão trabalhosa... Comprei uma que vem toda enrolada e, segundo a embalagem, você tem que colocar várias camadas, uma em cima a outra, e passar manteiga ou óleo entre cada. Fica bem gostosa, mas demorou um tempão pra fazer e achei meio "pesada", por causa de toda a manteiga que eu coloquei. A que você compra é outra? Vi que tinha vários tipos de massa Arosa, mas como eu não conhecia, peguei qualquer uma...rs

    ResponderExcluir
  3. Grazi!!!!!!!!!! Te mandei email explicando tudinho!
    O que tu deves ter usado é massa filo, diferente da massa folhada. A embalagem é bem parecida mesmo, dá pra confundir. Quero provar essa massa filo também!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_