sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ravioli de carne com molho de nozes e alecrim



Domingo é dia de comer massa! E esse foi meu almoço do domingo passado! Na verdade, como macarrão muitos dias da semana... é fácil de fazer, é gostoso, e é rápido. Como eu levo meu almoço para o trabalho, preciso me adaptar e fazer coisas práticas, pelo menos para os dias de semana.

Essa massa não tem nada de prática, muito pelo contrário. Deu um trabalhão danado, e minha cozinha ficou toda enfarinhada, rsrsr! Mas posso dizer que cada minuto que gastei na cozinha valeu a pena. Só depois de a gente comer massa caseira é que se percebe a diferença. É muuuuito mais gostoso! Acho que da próxima vez que eu fizer ravioli em casa, já vou ter pego mais a "manha" da coisa... e será mais rápido. Talvez sim, talvez não... só sei que farei outras vezes, com certeza!

Essa receita é do meu querido Claude Troigros, do Que Marravilha!. Adoro assistir ao Que Marravilha, da GNT!!!! Acho ele o máximo como apresentador!

A receita foi um pouco adaptada para os ingredientes que eu tinha em casa.

Ravioli de carne com nozes e molho de manteiga

Ingredientes:
Massa
400g de farinha de trigo
4 ovos
Sal
2 colheres de azeite

Molho branco
15g de farinha de trigo
15g de manteiga
150ml de leite
Sal
Pimenta

Recheio
1colher de manteiga
2 colheres de cebola picada
1 colher de alho picado
1 pimentão verde em cubinhos
200g de filé mignon moído
200g de patinho moído
Sal
Pimenta

Ravióli
2 gemas de ovo

Molho de nozes
3 colheres de manteiga
200g de nozes tostadas
2 colheres de molho de soja
Alecrim fresco picado
Sal
Pimenta      

Para servir
Queijo parmesão ralado

Como fazer:
1. Fiz a massa no processador, então foi muito simples: coloquei tudo no processador e bati até a massa formar uma bola grande e homogênea. O Claude fez assim: Coloque 4 ovos em uma tigela e mexa. Espalhe a farinha na mesa, faça um buraco no meio e ponha os ovos batidos. Coloque uma pitada de sal, uma colher de azeite e misture tudo com as mãos.

2. Quando formar a massa, enrole-a em um papel filme e deixe descansar por uma hora.

3. Em uma panela, ponha manteiga, farinha de trigo e leite quente. Bata bem, retire o molho branco da panela e deixe esfriar.

4. Em outra panela, refogue no azeite a cebola, o pimentão, o alho, a carne temperada com sal e pimenta, e, por último, o molho branco. Misture tudo e coloque no processador de alimentos. Bata.

5. Abra a massa, que estava descansando, com um rolo. Puxe o mais fino que puder. Disponha uma parte da massa em cima da forma de ravióli. Nos buraquinhos, coloque o recheio e pincele um pouco de gema em cima. Ponha a outra parte em cima e passe o rolo. Separe cada ravióli. Eu fiz usando um cortador de massa, tipo esse aqui:
6. Para fazer o molho de amêndoas, coloque em uma frigideira a manteiga e deixe derreter. Depois, acrescente o molho de soja, as nozes tostadas e, por último, o alecrim. Mexa.

7. Cozinhe o ravióli em uma panela com bastante água. Escorra, retire da panela e coloque em cima de um pano para sugar a água. Disponhas os raviólis no prato, regue com o molho, rale o queijo parmesão em cima e finalize com um ramo de alecrim. Bon appétit!! 


Boa sexta-feira a todos!
Beijos,
Heide

1 comentários:

  1. Heide,
    Que delícia! Fazia um tempo que não passava por aqui, está tudo muito lindo.
    bjs

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_