terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Presente de casamento 1 - máquina de macarrão

Hoje vou inagurar uma série de posts sobre meus presentes de casamento. Vou começar com um presente que poucas noivas pediriam: uma máquina de fazer macarrão. Isso mesmo!
Casei ano passado, em setembro. Quando comecei a fazer a lista de presentes nas lojas, me decepcionei um pouco. Sabe aquelas lojas enormes que tem "tudo" o que você precisa pra montar a casa dos seus sonhos? Pois é, foi nessas lojas onde comecei a saga das listas. Não queríamos colocar itens na lista só por colocar. Queríamos que as pessoas nos dessem realmente aquilo que iríamos usar. Não queríamos apenas ganhar crédito na loja pra depois poder torcar por qualquer outra coisa... enfim, a loja ficou pequena pq aquele monte de produtos não nos agradavam. Até que um dia conheci uma lojinha pequena, aqui em Brasília, que me chamou atenção logo pela vitrine. Panelas lindas, louças lindas, "coisinhas" diferentes.... claro que a maioria eram peças pra cozinha! Ninguém me entende, mas é disso que eu gosto! :) Diziam: "Heide, mas na tua lista só tem coisa pra cozinha!". Que coisa, não?
A loja chama Umami e tudo nela me encantou. Queria colocar tudo na lista! Ganhei várias coisas de lá. Não troquei nada! Com o dinheiro que ganhamos ainda voltamos na loja e compramos várias outras coisas. Mas a máquina de macarrão eu ganhei da tia do Markus. Ela até achou estranho o presente, mas pensou: "Bom, se a noiva colocou uma máquina de macarrão, é pq deve querer mesmo!" Acertou!! A máquina é essa aqui: link!
Bom, imaugurei a máquina com um talharim, que fiz esses dias. Mas as fotos não ficaram boas, então vou postar uma receita de lasanha que fiz na semana passada. Rendeu almoço pra semana toda!





Rendimento: 6 porções

Ingredientes para a massa:
250 gr de farinha de trigo
3 ovos

Modo de fazer:
Misture a farinha e os ovos e amasse bem. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar por 15 minutos. Esse descanso facilita abrir a massa.
Separe porções da massa e vá abrindo no cilindro, sempre polvilhando farinha de trigo pra massa não grudar.
Nessa máquina, usei a espessura 4. Fica bem fininho.
Depois de abrir toda a massa, basta intercalar com o recheio da sua preferência. Dessa vez usei carne moída com molho de tomate e muçarela (Feio escrever assim, né? Mas, segundo o dicionário, essa é a forma correta!! Pode também escrever mozarela)
Não precisa cozinhar a massa antes de montar a lasanha. Apenas utilize um recheio mais molhadinho, pra evitar que fique muito seca! Asse por 40 minutos, ou até que o queijo fique gratinado.


5 comentários:

  1. Não vou nem mostrar para o Bona, estamos morrendo de fome aqui, às 23h55...humm, é muito torturante!

    ResponderExcluir
  2. Sempre faço capeleti ou talharim, mas a massa de lasanha será a primeira vez amanhã!
    Depois de conto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz capeleti, Thati! E olha que eu adora comer... principalmente aquele "in brodo", feito tipo uma sopa com bastante caldo. Delícia! Vou fazer um dia desses!!
    E aí, como ficou a lasanha??

    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  4. A lasanha ficou maravilhosa!!! Fez o maior sucesso, fiz de camarão!!!
    Meu marido ama capeleti, é uma das poucas maneiras que ele toma sopa! Os recheios preferidos são:
    - espinafre com ricota
    - amêndoas triturada e amassada com brie e parmesão
    Dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eeeee Thati! Que bom que deu certo!
    Vou tentar arriscar o capeleti... aproveitar o friozinho desses dias e fazer um caldo!
    :)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_