quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Finalmente.... Cinnamon Rolls


Tem algumas receitas que, não sei por que, demoooro pra testar. Tenho várias na minha listinha de "quero fazer" que, simplesmente, ficam para segundo plano. O Cinnamon Rolls era uma delas. 
Foi assim: em 2006, o Markus foi visitar o irmão dele que, na época, estava morando nos EUA. Lá, ele provou o tal do Cinnamon Rolls, daqui! Ele adorou e sempre me pediu pra fazer!

Lá se vão 5 anos... o Markus nem lembrava direito da consistência daquele que tinha comido nos EUA. Para tentar chegar mais próximo da versão provada e aprovada, peguei uma receita americana mesmo, daqui. Depois que fiz, o Markus comeu e disse: "Mas é um pão???????!!!!!!!" Rsrsr! Mas claro, isso já dava pra saber de antemão! Preciso ir aos EUA provar e tentar descobrir o que aquele Cinnamon Rolls tem de especial e diferente. Alguém tem uma receita aí pra eu testar?

Ah... apesar de ter ficado um pão, ficou uma delícia! :)



Cinnamon Rolls
Rendimento: 50 unidades
Ingredientes
- Recheio
1 1/2 xícara de açúcar cristal (usei refinado mesmo)
3 colheres sopa de canela em pó
- Massa
2 colheres sopa de fermento biológico seco
1 colher sopa de açúcar refinado
1 xícara de água morna
1 xícara de leite morno
+ 2/3 xícara de açúcar
2/3 xícara de manteiga sem sal
2 colheres chá rasas de sal
2 ovos (usei caipira - o verdadeiro, do sítio mesmo! :)
Cerca de 8 xícaras de farinha de trigo
100 g de manteiga derretida (para pincelar)
Manteiga para untar a forma

Opcional:
açúcar para polvilhar a forma

Como fazer:
1. Misture os ingredientes do recheio e reserve.
2. Prepara e massa: Dissolva o fermento com a água e com 1 colher sopa de açúcar. Deixe descansando por 10 minutos - essa espera é para certificar que o fermento não está estragado. Como a água está morna, o fermento já vai começar a agir e formar algumas bolhas de ar nessa mistura.
3. Adicione 2/3 xícara de açúcar, a manteiga (em temperatura ambiente), o sal, o leite e os ovos. Bata na batedeira em velocidade baixa. Se você não tiver batedeira, pode sovar na mão, sem problema.
4. Depois de esses ingredientes estarem bem misturados, adicione 4 xícaras de farinha de trigo e bata bem. Vá adicionando, aos poucos, o restante da farinha. Bata (ou sove) a massa durante 8 minutos ou até ela ficar lisa e elástica.
5. Coloque a massa em uma travessa untada e coberta com um pano. Deixe crescer até dobrar de volume. O tempo de crescimento vai depender da temperatura da sua cozinha, da sua cidade.
6. Separe a massa em duas porções.
7. Abra cada uma com o rolo, até a espessura de 1,5 mm, mais ou menos. Use o restinho de trigo para ajudar a abrir a massa. É bom que fique bem fininho.
8. Depois de aberta a massa, pincele manteiga derretida por toda a sua extensão. Polvilhe a mistura de açúcar com canela por cima.
9. Enrole a massa, como rocambole. Cuide para apertar bem a cada volta da massa, para que as camadas não se "desgrudem" com facilidade depois de assada.
10. Depois de feito o rolo, corte rodelas de cerca de 3 cm e disponha em forma untada. Não precisa separar muito. O legal é que fiquem grudadinhas depois de assadas, formando um grande pão.
11. Deixe crescer por 45 minutos e leve ao forno para assar, a 180ºC por 30 minutos ou até ficarem moreninhos.

Esse com o Opcional 2 (Leia abaixo)

Opcional:
1) Uma dica dada pela autora da receita é polvilhar açúcar na forma untada e então colocar os rolinhos. O açúcar vai derreter e formar uma casquinha crocante por baixo de cada pão. Não tinha botado muita fé, confesso, mas testei em uma forma. Dá certo, e fica muito gostoso!

2) Quando o pãozinho estiver quase assado, você pode regá-lo com uma caldinha feita com 1 xícara de leite, 3 colheres sopa açúcar e 1 colher sopa canela. Isso deixa o pão mais úmido. Também fiz esse teste em uma das fornadas.

Esse com o Opcional 1 (Leia acima)

Ótima quarta-feira!

Beijos,
Heide

11 comentários:

  1. Heidi, já comi muitos cinnamon rolls! Pela foto, a consistencia é igual aos que comia no Canada. É um pão mesmo, bem macio quando fresco e depois - da mesma forma que qualquer outro pão - vai ficando mais seco... Me deu água na boca!! Nunca fiz, mas vou testar essa sua receita! BEIJOSSS... esse teu blog tá de babar!!!!!!!!!!

    ninademarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sério, Marina?? Estava curiosa pra saber se o de lá é assim tb, tipo pão! Bom saber!! Como a receita rendeu muito eu congelei uma parte... não vai ficar com aquele gostinho de recém tirado no forno, mas é o jeito! :)
    Beijos!
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Heide, cheguei agora ao seu cantinho e adorei! Estou seguindo e voltarei sempre!

    Aproveito para te convidar a conhecer o meu, o Gourmandisme, e participar do sorteio que está acontecendo: uma cesta de produtos Hershey's! beijos

    ResponderExcluir
  4. Heide, já comi algumas vezes os cinnamons rolls, e sempre tive vontade de fazer, já anotei várias receitas, mas tb nunca fiz, acho que neste fim de semana vou testar essa sua, parece deliciosa! bjos!

    ResponderExcluir
  5. Levanta Cath e vem aqui comer um cinnamon rolls!!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  6. ola!!adorei seu blog e queria receber atualizaçoes via email....como faço??bjos!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Patricia!
    Você tem facebook? Se tiver, basta curtir minha página, ali no canto direito dessa página, em cima, que você receberá as atualizações no seu mural. Ou então, você pode utilizar o google reader, você conhece? É uma ferramenta do gmail. Qualquer dúvida pode me perguntar, ok?
    Beijos
    Heide

    ResponderExcluir
  8. Patricia, essa dicas que a Heide deu sao as melhores mesmo. Mas se fizer muita questao de receber por email, dá uma olhada nas sugestoes desse site http://br.wwwhatsnew.com/2010/02/duas-formas-de-receber-rss-pelo-email/

    ResponderExcluir
  9. Oi Heide!

    Sabe que a única receita que me rendeu cinnamon rolls fofinhos, não tanto parecido com pães e sim com aqueles rolls que eu há tempos queria comer:

    essa aqui - http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2011/08/rolinhos-de-canela-do-bill-e-quando.html

    Perfeita! Recomendo!

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Oi Débora!

    Adoro o 'Technicolor Kitchen'! As receitas dela são ótimas, e essa dos rolinhos não deve ser diferente. Obrigada pela dica!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

_+_+_+_+_